quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Calcário de Sucunduri está em discussão com Ministro Edison Lobão.

Da Assessoria de Imprensa. agecomdeapui@hotmail.com



Mostrando características de um líder nato que faz cobranças no momento certo, costura entendimentos e age com sabedoria no meio de veteranos, Marquinhos da Macil o prefeito de Apuí, conseguiu colocar o Calcário do Distrito de Sucunduri na pauta desta terça-feira com o Ministro Edison Lobão onde os municípios do Amazonas estarão apresentando um plano de exploração mineral.


A exploração mineral junto com responsabilidade ambiental certamente é o eixo central desta proposta ao Ministério de Minas e Energia. Muito já fizeram ou tentou fazer para liberar a exploração da mina de Calcário de Sucunduri, segundo analises do DNPM e CPRM o melhor do Brasil. Nesta mina pode encontrar ouro, prata e chumbo junto ao calcário e sua exploração poderia gerar oitenta empregos diretos e pelo menos uma centena indiretamente.


A sabedoria de um líder se conhece quando vários interesses estão em pauta e disputa como a que acontece hoje em Brasília ontem os sessenta e dois prefeitos do Amazonas estavam na Associação Amazonense de Municípios discutindo e deliberando as propostas que seriam apresentadas ao ministério. O prefeito Marquinhos da Macil conseguiu convencer os outros prefeitos que exploração da mina de Calcário de Sucunduri é importante para Apuí e o Amazonas.


Ontem por volta das 11mim34 o prefeito informava que ele havia colocado o calcário na pauta de discussão da AAM "o Calcário de Sucunduri esta em discussão para entrar na pauta da reunião de amanhã (hoje dia 08, terça-feira) com o Ministro de Minas e Energia" dizia o prefeito em uma das suas mensagens a assessoria. E a alegria do prefeito se justificou no fim do dia quando afirmou que os demais colegas concordaram com a pauta em discussão.


"Reunião maravilhosa, nossas reinvidicações foram aceitas" afirmou o prefeito feliz, e não era para menos, a exploração mineral com responsabilidade ambiental têm levado muita riqueza e sustentabilidade a muitos municípios. Cada município recebe em média 60% de royalty pela exploração e com a imensa riqueza mineral que tem em suas divisas Apuí se tornaria em pouco tempo referencia em geração de empregos.


O calcário também serviria para diminuir drasticamente o impacto ambiental que existe nos dias de hoje em Apuí e principalmente na região Norte, pois o pequeno, médio e grande pecuarista deixariam de derrubar florestas para corrigir o solo e produzir uma pastagem de melhor qualidade e ainda engordar mais bois ou então produzir mais leite por metro quadrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre e comente...