quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Apuí está na rota do CAN.

Fonte: Assessoria de Imprensa. agecomdeapui@hotmail.com

Três equipes de profissionais da saúde da FORÇA AÉREA NACIONAL estiveram em Apuí no ano de 2010 atendendo em uma precursora do CAN (Correio Aéreo Nacional).

A primeira equipe que esteve no município chegou ao mês de Maio e atenderam nos PSF's Irmã Elizabete no bairro da Morena e Anísio Ferreira no Bairro São Sebastião.

Não era a primeira vez que o CAN estava atendendo na cidade, mas segundo os profissionais que estiveram nas vezes anteriores o atendimento dispensado aos suboficiais foi diferenciado causando boas impressões à equipe. A equipe composta por 01 pediatra (Ten. Alciberto), 01 Clínico Geral (Ten. Otani), 01 dermatologista (Ten. Ana Carreño), 01 Ginecologista (Ten. Fabíola), 01 odontologo (Ten. Prado) fizeram atendimento em cada área específica.

Em outras duas ocasiões tivemos mais CAN em Apuí que atenderam apenas no PSF Anísio Ferreira por ter uma estrutura melhor e concentrar pacientes de todos os setores da zona rural e urbana. Como o município fica no fim da linha, é o último dos nove atendidos pela FORÇA AÉREA NACIONAL, em média a equipe atende pelo menos sessenta pacientes em um dia e meio de estadia na cidade.

Em maio dois casos que chamaram a atenção da equipe do CAN foram um caso de linforgioma em uma criança de um ano e meio e um caso qualificado como médio grave de uma criança com diabetes. Há pelo menos três dias esta criança só bebia líquido e não se alimentava, ele foi encaminhado do posto de saúde Anísio Ferreira ao Hospital Eduardo Braga acompanhado da mãe e dos tenentes Alciberto e Fabíola.

Segundo a Ten.Gabriela assessora de imprensa deste primeiro grupo, no passado eram apenas cinco linhas do CAN porem devido às dificuldades que existiam foram ampliados para nove linhas. Apuí faz parte da linha em que estavam oito municípios, inclusive município do estado do Acre fazem parte desta linha.


O CAN (Correio Aéreo Nacional) esta previsto na Constituição Federal, e nestes moldes somente acontece na Amazônia ocidental onde está instalado o 7º COMAR (Comando Aéreo Regional) que englobam os estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia. As equipes do CAN são compostas por médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares, mecânicos e aviadores.

Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941, os dois serviços de correio aéreo foram fundidos, resultando no Correio Aéreo Nacional. Ao final daquele ano, o CAN operava 14 linhas, com o transporte de mais de 70 toneladas de correspondência.


As origens do CAN datam da década de 1930, quando as aviações militares das duas Forças existentes à época – Exército e Marinha – possuíam correios aéreos. O então Major Eduardo Gomes, Comandante do Grupo Misto de Aviação, foi um dos mentores do Serviço Postal Aéreo Militar, primeiro nome do Correio Aéreo Militar (CAM), que, só depois, virou Correio Aéreo Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre e comente...