domingo, 2 de janeiro de 2011

Minas Gerais - A Avenida da Morte - Alunos Fazem Marcha Contra Violência.

Os alunos  apresentaram um projeto para resolver o problema do trânsito daquela avenida. Entre as propostas se destacam construção de faixas para pedestres, lombadas e sinalização.

Os altos índices de acidentes no município de Apuí, sobretudo na Rua Minas Gerais levou os alunos da rede pública estadual a promoverem um estudo sobre as possíveis soluções para o problema. Os detalhes foram abordados em uma manifestação onde eles apresentaram as estatísticas de acidentes na rua em comparação com o restante do município, além da impressão da população sobre os acidentes de trânsito em uma pesquisa realizada entre os moradores da Minas Gerais.
A Avenida Minas Gerais é uma das principais ruas do município e possui um tráfego intenso em toda sua extensão. Ela liga os bairros de São Sebastião, Praça dos Três Poderes, Liberdade, Cachoeirinha, Vila Nova e Vila Rica. Como é uma rua que não dá acesso ao centro comercial da cidade é tratada como secundária para quem trafega pelas ruas que passam pelo centro.
Quem transita entre os bairros entende que ela seja principal em todos os pontos. Como a lei da física não admite tais entendimentos, permanece o fato de que dois veículos não conseguem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo e inevitavelmente acontecem as colisões.
As placas de "PARE" estão fixadas em toda a extensão das ruas, mas parece que ainda faltam as placas que informem que as placas de sinalização existem, porque são raros os motoristas que "perdem tempo" observando-as.
Falta também aos motoristas fazer uma análise mais cautelosa sobre as plaquinhas de "aqui jaz fulano de tal" espalhada em toda a extensão do cemitério local. Se o estudo vai sortir algum efeito ainda não se sabe, mas os alunos trouxeram as plaquinhas de "aqui jaz" para o manifesto e apresentaram as estatísticas.
Segundo uma pesquisa realizada pelos alunos Joás Lima, Ingrith Fabíola e Monalisa Bomfim dos 38 acidentes de carro ocorridos em Apuí de janeiro a outubro, 27 foram na Minas Gerais; dos 176 acidentes de motos ocorridos no mesmo período 102 aconteceram na Minas Gerais.
Dos 12 acidentes graves entre pedestres e ciclistas, 08 aconteceram na Minas Gerais; dos 09 acidentes com óbitos ocorridos de janeiro a outubro, 07 foram na Minas Gerais. Ainda segundo a mesma pesquisa nesse mesmo período ocorreram em Apuí sete homicídios envolvendo arma de fogo e arma branca, ou seja, o trânsito é mais letal de todas as armas.
Segundo outra pesquisa também realizadas entre os moradores por alunos do ensino médio 42% dos acidentes ocorrem devido a alta velocidade, 23% dos moradores acreditam que seja pela má sinalização das ruas, 13% por condutores embriagados, 14% acreditam que os acidentes acontecem por culpa dos ciclistas e pedestres e 8% afirmam que as principais causas dos acidentes são as más condições dos veículos.










































Texto: Ivanildo Valentim
Foto: Da Assessoria



Um comentário:

  1. - Amei a materia. ' espero visitar apuí logo logo. e quem sabe ficar por ai mesmo. Abraços do sobrinho de Divanete :D

    ResponderExcluir

Entre e comente...