sábado, 11 de dezembro de 2010

NOVO FOLÊGO PARA PECUARISTAS EVITAREM “OPERAÇÃO BOI PIRATA” DO IBAMA.

O prefeito de Apuí Marquinhos da Macil (PSB) em parceria com a  Associação de Municípios do Amazonas, presidida pelo prefeito Jair Souto conseguiu reunir autoridades das esferas estaduais, municipais e federais, para juntos evitarem que  o caos se instale no município de Apuí e região sul do Amazonas com a OPERAÇÃO BOI PIRATA que seria desencadeada ainda este mês pelo IBAMA.


            A preocupação dos produtores e pecuaristas da região e em especial de Apuí aconteceu devido a alarmante notícia de que todas as áreas embargadas no município, algo em torno de 13.154,294 hectares segundo dados do IBAMA, teriam 30 dias para fazer a retirada do gado destas áreas. Nesta reunião ficou definida uma agenda com lideranças estaduais, municipais e federais para  elaboração de um pacto para Apuí e a região sul do Amazonas desde que  a  redução do desmatamento  aconteça.
 Também ficou definido uma viagem a  Brasília a ser  agendada pela Associação de Municípios do Amazonas para audiência com presidente do INCRA e Ministro de Desenvolvimento Agrário, para que as assinaturas de uma solução para a titulação das terras de Apuí aconteçam  com maior velocidade e  assim facilite a vida de  quem quer  se legalizar e licenciar suas atividades econômicas sejam elas do setor da pecuária, extrativismo vegetal ou até mesmo agricultura familiar.
 Quanto à  "OPERAÇÃO BOI PIRATA” as pessoas já notificadas devem apresentar defesa no âmbito administrativo dentro do prazo legal, levando se em consideração o que foi acordado na reunião do último dia 10/12 que  reabriu prazo de pelo menos 60 dias para nova avaliação dos fatos. Estavam presentes na reunião em Manaus na ALEAM o prefeito Marquinhos da Macil (PSB), Dr. Mário Lúcio Superintendente do IBAMA, o Lider de Apuí na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas Deputado Luiz Castro  , Edimar Vizolli Presidente do IDAM, João Carlos Analista  IPAAM, Luiz Antônio Prog. Terra  Legal, Luiz Antônio da Associação de Municípios do Amazonas e representantes das prefeituras de Boca do Acre e Novo Aripuanã.
Em seu pronunciamento, Marquinhos da Macil lembrou que o fato não é novo, mas que a falta de  documentação mínima atrapalha o produtor  de tentar se  regularizar perante os  órgãos de  controle ambiental sejam IPAAM ou IBAMA “a notícia da “OPERAÇÃO BOI PIRATA” pode criar transtornos irreversíveis ao município, tais como a especulação na compra do gado ou ate mesmo  o abandono da atividade o que  seria muito prejudicial à economia do município” diz o prefeito.
O Presidente do IDAM Edimar Vizolli disse que não  basta multar, tem de  oferecer alternativas para que os produtores se legalizem e consigam replantar se  for o caso com incentivo do governo estadual e federal, o que é impossível sem a continuação dos trabalhos do INCRA e do Prog. Terra Legal. O vereador por Manaus Marcelo Ramos (PSB), deputado eleito, acompanhou a reunião e colocou seu futuro gabinete a disposição de Apuí e da região sul do Amazonas para resolver esta questão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre e comente...