quarta-feira, 7 de julho de 2010

AÇÃO COMUNITÁRIA. DIGNIDADE CHEGA DE BARCO PARA RIBEIRINHOS ÀS MARGENS DO RIO TAPAJÓS.


Com o apoio pessoal do prefeito Marquinhos da Macil (PSB), ribeirinhos da Comunidade do Colares, que moram há dezenas de anos às margens do Rio Tapajós inauguraram novo Centro Comunitário e receberam luminárias pouco antes da tradicional festa de São Pedro. Todos os anos centenas de pessoas da família do fundador da comunidade e convidados, entre eles indígenas, se reúnem para festejar o dia daquele que tem as chaves dos céus.
Este ano foi diferente, há aproximadamente três meses os ribeirinhos conversaram com o prefeito de Apuí pedindo ajuda para concluir o barracão de convivência, pinturas das casas, reforma da escola e também luminárias para instalar na pequena vila de pescadores às margens do Rio Tapajós. Como o prefeito sempre se preocupou com o social, pediu ao secretário de Ação Social Rubens Carlos de Freitas, o Rubão que atendesse o mais rápido possível as solicitações dos moradores.
Com a presença dos secretários de Ação Social Rubão, de Produção Municipal Serjão, diretor da Conab de Apuí Pr. Hans, de Fazenda Marcelandio e os vereadores Almir Fagundes e Valcir Dall’Agnol, também do vereador Gessinho de Jacareacanga e Rosenildo Colares Lima, popular Rosa, assessor de gabinete do prefeito de Jacareacanga, os moradores reinauguraram a escola, a iluminação da vila e o centro comunitário de convivência.
Para chegar à comunidade são 210 quilômetros de estrada de chão, em um ramal são mais nove quilômetros até o rio Tapajós, depois embarcam em uma voadeira e sobe mais três horas e meia até a comunidade. Momentos de tensão surgem quando se chega às corredeiras, sorte nossa que o nosso piloteiro é o popular Rosa que vive há mais de trinta anos as margens do majestoso Tapajós.
Estas são apenas algumas das ações sociais da prefeitura de Apuí na comunidade dos Colares, em breve o prefeito vai instalar água encanada e entregar uma ambulâncha que atenderão todos ribeirinhos e indígenas do Alto Tapajós que agora estão tendo atenção especial do prefeito de Apuí em parceria com os prefeitos de Maués e Jacareacanga. “Até hoje estas pessoas não tinham a atenção que mereciam, eles necessitam de muitas coisas, mas estas pequenas ações sociais comunitárias dão qualidade de vida todos eles” afirma o prefeito Marquinhos da Macil (PSB) que neste mês entregará seis casas populares para moradores da Barra de São Manoel, uma comunidade que fica a pouco mais de duas horas e meia de voadeira, acima dos Colares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre e comente...