segunda-feira, 17 de maio de 2010

APUÍ SE DESTACA COMO A MELHOR SAÚDE DO INTERIOR DO AMAZONAS.




Com uma equipe composta por 20 profissionais de nível superior a Secretaria de Saúde de Apuí atende pessoas dos municípios de Jacareacanga/PA, Porto Velho e mais de uma dezena de municípios do Estado de Rondônia, Manicoré, Santo Antonio de Matupi, Humaitá, Novo Aripuanã, Maués e até da capital Manaus.
Com três PSF’s para atenção básica e um hospital para atendimentos mais complexos e internações, uma UTI Móvel, cinco médicos, sete enfermeiros padrão, três odontologo, dois farmacêutico bioquímico, uma fisioterapeuta, uma assistente social, uma nutricionista. A prefeitura conta ainda com um médico de apoio para as famílias que se deslocam para Porto Velho/RO Apuí se tornou o centro de referência em saúde no interior do estado do Amazonas.
O PSF Anísio Ferreira da Silva atende das seis da manhã até as 21 horas de segunda a sexta-feira e todos os dias serve em média oitenta cafés da manhã para a população que busca atendimento médico. Apuí também foi o primeiro município do interior do Amazonas que recebeu uma equipe do governo estadual para instalar uma unidade do CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) que irá atender usuários de drogas e distúrbios mentais.
Outro fator que também amplia a atenção no setor da saúde é a parceria que o município tem com a UEA (Universidade Estadual do Amazonas), seis acadêmicos (02 médicos, dois odontologo e 02 enfermeiros) ficam um período no município atendendo e identificando falhas que por ventura possam surgir e ao final do período fazem um prognostico para solucionar o problema.
A Drª. Adriana Melquisedeque é geriatra e atende no PSF Curumim, Dr. Anselmo Heidmam clínico geral e especializado em cirurgia plástica atende no hospital Eduardo Braga e PSF Anísio F. da Silva, Drª. Patrícia Mates, médica generalista, atende no PSF. Irmã Elizabete, Dr. Luiz A. de Mendonça, clínico geral, atende no hospital e PSF Anísio F. da Silva, Dr. Paulo Mates, medico generalista, atende no hospital e PSF Irmã Elizabete.
Um dos maiores parceiros do município no setor da saúde é o próprio Dr. Anselmo Heidmam, que atende todos os clientes que vem de várias partes dos estados do Amazonas, Rondônia, Pará e até do Mato Grosso para fazer cirurgia plástica. Em troca destes atendimentos os pacientes fazem uma doação voluntária para o Hospital Municipal Eduardo Braga, com isso o hospital tem uma infraestrutura moderna.
As doações vão desde lençóis até os condicionadores de ar para climatizar os quartos e apartamentos da unidade hospitalar. “Não podemos negar que o Dr. Anselmo antes de tudo um ser humano fantástico, sempre teve uma visão de atendimento para o social. Ele não é simplesmente um médico, ele é um membro das famílias de Apuí, em troca disso recebe o carisma e amor dos pacientes, é o melhor médico do sul amazonense” declara abertamente o prefeito Marquinhos da Macil (PSB).
Apuí se destaca também como o município que mais alcança o índice de vacinação em todos os módulos, inclusive na tocante ao vírus H1N1, pois segundo orientação do MS (Ministério da Saúde) não haveria necessidade de imunizar a população por não registrar qualquer tipo de suspeita da gripe suína. Porém por insistência do chefe de imunização municipal, quatro mil doses foram destinadas para a cidade.

QUADRO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE APUÍ COM NÍVEL SUPERIOR.

Nº. de Ordem
Nome do Profissional
Função/Cargo
01
Adriana dos Santos Melquisedeque
Médica
02
Patrícia Mates
Médica
03
Anselmo Heidmam
Médico
04
Luiz Alberto de Mendonça
Médico
05
Paulo Cesar Mates
Médico
06
Allan Paiva Lopes*
Médico
07
Alonso Souza da Rocha Junior
Odontologo
08
Amanda C. Duarte Sampaio
Odontologa
09
Araci Barros Ramada
Odontologa
10
Carlos Eduardo Pedro Bom
Farmacêutico/Bioquímico
11
Laura Galgani C. de Melo
Farmacêutica/Bioquímica
12
Elias Diogo Correa
Enfermeiro
13
Érica Pereira Zamproni Favalessa
Enfermeira
14
Jeferson Teodoro da Luz
Enfermeiro
15
Marcela Mônica A. Pereira
Enfermeira
16
Marcus Vinícius Fernandes Gomes
Enfermeiro
17
Rosa Maria Pires Correa
Enfermeiro
18
Suyane Martins Rezende
Enfermeira
19
Sandra Paula da Silva
Assistente Social
20
Silmara Pelizzer
Nutricionista
21
Flávia Maria Oliveira
Fisioterapeuta

*Médico que atende na unidade de apoio em Porto Velho/RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre e comente...