segunda-feira, 26 de abril de 2010

CONFERENCIA REÚNE DEZENAS DE ESPORTISTAS QUE DISCUTEM RUMO AO ESPORTE.



Na última semana aconteceu a 1ª Conferencia do Esporte e Lazer na Biblioteca Municipal Professor Curiolando Faduol com o objetivo de discutir e envolver todos em torno das propostas a serem encaminhadas para a III Conferencia Estadual de Esporte e Lazer. A presença de esportistas, autoridades e empresários mostrou o interesse que cada um tem com os praticantes amadores do esporte no Município e também a importância da atenção dos governantes para o interior do estado.
De manhã os Acadêmicos da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), Lexissandra Mara Pascoal, Elielton Lima, Anderson Maciel, Marcos Antonio Nogueira, Eder Pires e Glauber Palma apresentaram uma palestra com o tema Saúde no Esporte, a apresentação ficou por conta da acadêmica Lexissandra Mara Pascoal. Palestrou também a professora Angeane S. Pinto com o tema Plano Decenal de Esportes.
Foram formados grupos para discutir as linhas estratégicas do Plano, os quais poderiam propor a inclusão, alteração ou exclusão das ações e metas apresentadas, as propostas analisadas tiveram 10 temas predefinidos. Sistema Nacional de Esporte e Lazer, Formação e Valorização profissional, Esporte, lazer e Educação, Esporte, Saúde e Qualidade de Vida, Ciência, Tecnologia e Inovação, Esporte de Alto Rendimento, Futebol, Financiamento do Esporte, Infraestrutura esportiva e Esporte e economia.
O evento que durou o dia inteiro no período da tarde ficou um pouco acalorado mesmo se tratando de uma Conferencia sobre o esporte. Foi verificado que o município fora contemplado na maioria das propostas a nível estadual ou federal, mas ficou registrada a necessidade da execução destas políticas no interior do estado.
Até o momento é evidente o descaso do poder Público Estadual e Federal para com o desenvolvimento do esporte e lazer no interior do estado, na maioria das vezes ou quase sempre o recurso é aplicado na Capital e nas cidades do entorno de Manaus. Os esportistas salientaram, porém que aos poucos o atual governo vem se esforçando para alterar este quadro promovendo dialogo aberto com a sociedade através de audiências, fóruns e conferencias.
O desejo de todos os participantes de contribuir e desenvolver o esporte como um todo é latente, mas ficou um pedido as autoridades municipais a criação de um sistema autônomo de esporte e lazer. Proposta que segundo o prefeito Marquinhos da Macil (PSB) já foi incluída no planejamento da administração para o ano de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre e comente...