quinta-feira, 11 de março de 2010

Apuí tem audiência pública sobre mosaico de conservação.

Antônio Jocemar, de Apuí

quinta

População de Apuí, a 476 quilômetros de Manaus, participou hoje (10), de uma audiência sobre o plano de gestão do maior mosaico de conservação do Amazonas, localizado no município. A região fica nos limites com os Estados do Mato Grosso e do Pará.

A audiência pública reuniu a Associação de Pescadores, sindicatos, técnicos do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), e representantes das comunidades ribeirinhas, dos órgãos públicos, da WWF Brasil, da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), entre outros.

O extrativista Ivo Rodrigues Pereira, que vive com mais 51 famílias na comunidade São Manoel, na fronteira dos Estados do Mato Grosso e Pará, conta que vive da venda de produtos da floresta, mas que este ano, por falta de comercialização, não colheram nada. Ele acredita que com a aprovação do plano de gestão do mosaico essa realidade vai mudar para melhor.

De acordo com o coordenador das Unidades Estaduais de Conservação, Domingos Macedo, o mosaico de Apuí foi criado no final de 2004 e inicio de 2005 através, de consulta pública. O objetivo é conter as ameaças do avanço do desmatamento e da posse ilegal para evitar o uso indevido das terras.

O resultado das discussões da audiência será incorporado ao documento que estará em consulta pública até a próxima terça-feira (16). A conclusão será no final de março, com a aprovação do Governador do Estado e sua publicação.

Fonte: Antonio Jocemar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre e comente...