quinta-feira, 25 de março de 2010

AÇÃO INTEGRADA DE SECRETARIAS E IDAM.


Moradores do interior do município de Apuí recebem ações integradas e ficam informados das ações dos governos federal, estadual e municipal na comunidade.

Em um dos maiores assentamentos da América Latina e no coração da Amazônia a informação às vezes chega atrasada ou apenas por meio do rádio, mas neste caso o assunto não é para a região onde o ouvinte se encontra. Pensando nisso a prefeitura de Apuí através das secretarias de Ação e Promoção Social, Saúde, Produção Rural, Conab e IDAM (Instituto de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do Amazonas).

Nesta semana mais uma ação aconteceu em uma comunidade rural da vicinal Sulina que tem quarenta e dois quilômetros de extensão, as informações e ações foram para o homem e mulher do campo. As pessoas presentes receberam noções de aposentadoria, saúde, cursos de bordados e crochê, pecuária de leite e criação de peixes.

O IDAM por ser um órgão de assistência técnica tem que levar todo tipo de informação ao agricultor como um todo na área social quanto da saúde. Segundo o gerente do IDAM de Apuí a ação integrada traz benefícios para toda a comunidade “acho importante, se não tiver parceria entre órgãos do governo federal, estadual e municipal as coisas não funcionarão” Paulo Soares Costa. As ações são feitas em conjunto pelas secretarias de saúde, ação e promoção social, IDAM e secretaria de produção municipal.

Paulo Soares Costa gerente do IDAM local afirma ainda que pretende levar este tipo de ação integrada para todas as comunidades neste ano de 2010, as regiões de Distrito de Sucunduri e Mata-Matá deverão receber uma atenção especial por serem muito carentes. “Já falei com o Serjão (da Produção) e o Rubão (da Ação Social) para fazermos uma nova programação par trabalhar dois dias em cada comunidade levando treinamentos e palestras, tudo que precisam” afirma Soares.

Com uma metodologia mais aplicada e agora voltada para a mulher rural o gerente do IDAM Paulo Soares acredita que quando a família é atendida como um todo o índice de êxodo rural fica mais baixo a cada ano. As ações do IDAM nestes encontros são informações sociais, treinamentos para o agricultor, conscientização ambiental, cursos para a área agrícola, piscicultura e pecuária.

Por determinação do prefeito Marquinhos da Macil (PSB) todos os secretário da prefeitura devem ir ao interior do município e conhecer a realidade do homem do campo e pesquisar quais são suas necessidades. O secretário de Produção Municipal Sergio Boza (o Serjão) disse que os produtores de Apuí devem estar aptos para as ações da secretaria e demais órgãos. Nesta ação na Vicinal Sulina o produtor pode ficar sabendo das realizações da prefeitura na área da agricultura tais como estação de levinagem, mudas para plantio permanente de guaraná e café e subsídios para o leite.

A meta da secretaria de produção municipal é fazer com que todos tenham qualidade na mesa através da atuação da CONAB no município. Os estímulos que a secretaria vem dando par o produtor esta acima do esperado por muitos, neste final de ano foram distribuídos, para os agricultores que fizeram cadastro, mais de duzentas mil mudas de açaí, café, teça e guaraná, este apoio vem de encontro com as necessidades dos assentados da reforma agrária.

Serjão disse que em parceria com o IDAM vai estimular a produção de farinha no Distrito de Sucunduri “marcamos uma reunião com o gerente do IDAM Paulo Soares para discutir as alternativas corretas para atender aquela comunidade através das associações que existem lá” afirma Boza.

A secretaria de Ação e promoção Social leva informação das ações do governo federal e municipal, levam também nestes encontros ACS’s (Agentes Comunitários de Saúde), enfermeiros e assistente social para ter uma dimensão dos colonos na área social. “O prefeito Marquinhos quer fazer um governo diferenciado dos demais e pediu para que a zona rural seja lembrada e que as necessidades sejam atendidas” disse o secretario Rubens C. Freitas(Rubão).

A interação e os cursos de artesanato são usados por muitas mulheres como fonte de renda, exemplo disso é a dona de casa Alcilene Fernandes Silva (24), grávida de sete meses ela participa de mais um curso que a ação social leva a comunidade. Ela nos revela que os cursos de pintura, bordado e crochê deram um novo horizonte para aumentar a renda familiar e que recebe estimulo do esposo para continuar com o artesanato “na verdade meu esposo é como um fiscal de qualidade das minhas produções caseiras” afirma Alcilene sorridente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre e comente...