quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

SEM ACORDO, PREFEITO RETIRA PROFISSIONAIS.


Ontem à tarde o prefeito de Apuí Marquinhos da Macil (PSB) reuniu o conselho municipal de saúde e os profissionais da área para comunicar a sua decisão de retirar a contra partida que era dada através de contratação de pessoal que o município vinha dando ao Hospital Estadual Eduardo Braga, são pessoas que estavam prestando serviço no hospital e que a partir de hoje estão prestando serviço nos PSF’s.

O custo para o município é grande segundo o prefeito, pois ficam a disposição do estado médicos, enfermeiros, motoristas, auxiliares administrativo, de enfermagem, de hemoterapia, de saúde e de serviços gerais, bioquímico, assistente social que geram mais de 2,2 mi de despesas por ano “se a saúde de Apuí vai bem é por causa do município e não do estado” diz Marquinhos da Macil.

A SUSAM repassa em média R$ 32 mil (trinta e dois) mensais para atender todas as necessidades do hospital, o restante sai tudo do orçamento do município e segundo prefeito Marquinhos da Macil (PSB) depois da crise do último ano, fica impossível manter este pessoal prestando serviço para o estado e penalizar o atendimento para a rede básica municipal.

Ao todo são 42 profissionais da saúde municipal que voltarão aos PSF’s e deixarão o Hospital Estadual Eduardo Braga. Acredita-se que com a decisão tomada pelo o prefeito, o Estado resolva fazer o processo seletivo e também chamar os concursados que estão esperando há cinco anos para preencher o quadro de profissionais do hospital que o município retirou.

A secretaria de saúde do município não vem tendo qualquer ajuda do estado para manter este pessoal. Até mesmo UTI aérea que foi utilizada no ano passado a prefeitura de Apuí terá de pagar. O prefeito ligou e pediu ao secretário executivo de estado de saúde do interior Evandro Mello para solicitar ajuda em relação ao cargo de chefia da unidade hospitalar e não obteve resposta.

“Quando fui falar com ele para rever algumas decisões que foram tomadas pela SUSAM o secretário pediu para que eu não interferir nas determinações do estado dentro do município, então retirei meu pessoal” afirma Marquinhos da Macil (PSB). Profissionais que participaram da reunião já se mobilizam para uma futura greve, por que segundo um eles, a SUSAM mantém apenas 2 (dois) médicos e 1 (um) enfermeiro com 20 (vinte) horas semanais cada.

Segundo estes profissionais a equipe que o Estado mantém no Hospital Estadual Eduardo Braga é insuficiente para atender a demanda diária da unidade “Até hoje a saúde de Apuí vinha sendo mantida com dinheiro do município, agora é a vez do estado pagar a conta” completa Marquinhos da Macil. Segundo ele depois de ter reduzido o repasse em 1% (um) do FPM a saúde financeira do município ficou muito abalada e realmente não tem como manter este pessoal fora dos PSF’s.

A decisão do prefeito Marquinhos (PSB) foi aprovada por sete dos nove vereadores e pelos próprios profissionais da área e também pelo o Conselho Municipal de Saúde. Em Junho o governador Eduardo Braga esteve em Apuí e prometeu diante de cinco mil pessoas que em quinze dias mandaria para Apuí 110 quilômetros de estradas que liga Apuí a Novo Aripuanã, 15 quilômetros de asfalto para a cidade, ampliação da rede de água para mais dois bairros, uma ambulância UTI e até agora nada foi feito.

Fonte:

Vanderlei Alves da Silva

Da Assessoria

agecomdeapui@hotmail.com

assessoriadeapui@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre e comente...