sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

PRIMEIRA FEIRA DA SAÚDE, AÇÃO E CIDADANIA.


A Secretaria de Saúde de Apuí realizou neste último dia 04 de dezembro a 1ª Feira da Saúde, Ação e Cidadania que começou às 8 horas da manhã e foi até as 17 horas com várias atrações entre elas apresentação de capoeira e uma cama elástica onde crianças e adolescentes pularam o dia inteiro. “A criação da feira foi para incentivar a população a procurar os serviços básicos de saúde, cidadania através da secretaria de Ação social e produção” diz Danivania Lira Porto Secretária de Saúde.
Com o objetivo de EDUCAR e INFORMAR a secretaria levou a praça de alimentação em torno de 1200 pessoas entre crianças, jovens e adultos e idosos que receberam orientação a respeito de como escovar os dentes corretamente, pesagem e medição de altura, orientação sobre DST’s, câncer de próstata, câncer bucal e fisioterapia postural.


Temos também nesta feira a parceria com o governo do estado, onde o prefeito Marquinhos da Macil firmou um convênio com a UEA que esta trazendo muitos benefícios para o município de Apuí” afirma a secretária. Profissionais da saúde (médicos formandos) passaram o dia orientando os homens em especial sobre o câncer de próstata.
Os participantes também puderam medir a pressão arterial e a glicemia, além do colesterol. A FNS orientava os visitantes a respeito do mosquito da dengue e das malárias VIVAX e FALCIPURUM que diminuíram graças ao controle e combate que a agência de endemias vem fazendo e recebendo apoio da administração municipal. Também orientou os participantes a identificar o BARBEIRO que causa doenças de CHAGAS.
Já a secretaria de AÇÃO E PROMOÇÃO SOCIAL aproveitou o evento da feira e apresentou uma pequena amostra de artesanato que as mulheres de Apuí têm para mostrar. Foi um dos lugares mais visitados por todos que prestigiaram a feira.

Do outro lado da praça de alimentação a secretaria de produção rural expunha oque tem feito nos últimos meses, entre eles o apoio aos produtores de café com produção, distribuição de mudas de café e outros e os criadores de peixe que receberam centenas de milhares de alevinos no último ano.

Na oportunidade foi lançada a semana mundial de combate ao diabetes que começou hoje e vai até o dia 11 de dezembro. O prefeito Marquinhos da Macil que esta fora do município disse que a saúde, obras, ação social e produção serão um dos pontos de maior atenção da sua administração.

Um comentário:

  1. parabens, ao prefeito e a secretaria de saude, pelo trabalho maravilhoso que ta sendo realizado
    na saude...um abraço..

    ResponderExcluir

Entre e comente...